top of page

NOVA EDIÇÃO DA REVISTA COMPLEXITAS

Atualizado: 19 de fev. de 2019


A Revista Complexitas acaba de publicar a sua nova edição. Está em seu quarto lançamento, com a capa em homenagem ao Dr. Lauro Frederico Barbosa da Silveira pela colaboração durante a jornada acadêmica anterior concedida aos membros do Grupo de Filosofia Temática e a sua contribuição inigualável para a Amazônia que tenta refletir sobre seus problemas e seus encantos. A revista científica trabalha com a divulgação de pesquisas na área da Sistêmica, Meio Ambiente e Filosofia.


A edição atual conta com a entrevista do Dr. Alfredo Pereira Jr., Professor Doutor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências da UNESP, que foi palestrante da IV Jornada Benedito Nunes e que falou sobre questões relativas a Cognição e Senciência nas plantas. Foram 7 artigos aprovados, começando com Bárbara das Neves sobre o tema A Biopolítica em Roberto Esposito: Imunidade e Comunidade, já Ana Carolina Magalhães Gonzaga e Dilnéia Rochana Tavares do Couto escreveram perante A Dicotomia do Público/Privado em Hannah Arendt e Jürgen Habermas: Interações e Reflexões da Teoria Crítica Contemporânea. O terceiro e o quarto artigos foram escritos pelo Dr. Alfredo Pereira Jr, um é As Plantas e a Qualidade de Vida Humana e o outro tem a colaboração de Valdir Gonzalez Paixão Junior, chamado de Auto-Organização e Bioética: o Problema da Sustentabilidade.


Dando continuidade, Rodrigo Sousa Fialho submeteu o artigo Notas Reflexivas Sobre Conceitos que Fundamentam a Utopia como Possibilidade Concreta N’O Princípio Esperança de Ernest Bloch. Leila Mourão Miranda escreveu a respeito de O Viver e o Fazer Construindo Mundos. Josep Pont Vidal finalizou a revista com Perspectivas de la Teoria Sistémica para la Observación de la Complejidad. A Complexitas agradece a todos que submeteram artigos para a quarta edição, que conta com o apoio do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento, os membros do Grupo de Filosofia Temática e os editores da Revista.


Para ler e se informar mais, acesse: https://periodicos.ufpa.br/index.php/complexitas/issue/view/301/showToc


Por Beatriz Ferreira

bottom of page