PROGRAMAÇÃO DAS MESAS DE COMUNICAÇÕES - IV JORNADA BENEDITO NUNES

Está disponível os locais das comunicações da IV Jornada Benedito Nunes, confira agora onde será sua apresentação:


Quinta-feira (05/07) 14h – 18h

MESA 01 – AUDITÓRIO SETORIAL BÁSICO

A GEOPOÉTICA DO HABITAR RIBEIRINHO NA AMAZÔNIA-MARAJOARA. – Felipe Kevin Ramos da Silva. A MULHER NA PESCA: UM RETRATO DO CONHECIMENTO TRADICIONAL FEMININO NA PESCA DE CAMARÃO EM SÃO CAETANO DE ODIVELAS-PA. – Jade Ohana da Silva Freitas. UM OLHAR SOBRE A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE BELÉM/PA. – Viviane Thayná de Araújo Teixeira. O TRABALHO EM EQUIPE: ENFOQUES NA INTERDISCIPLINARIDADE. – Glenda Giordana da Silva de Oliveira. ANÁLISE DO ACONDICIONAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS GERADOS NA FEIRA DA 25 DE SETEMBRO, BELÉM-PA. - Carla Lorena Sandim da Rosa. PERYPATETISMO AO SUL – EPISTEMOLOGIAS EM FRICÇÃO NO CRUZAMENTO ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO POPULAR E CUIDADO NA UNIVERSIDADE. – Bruno Ferreira dos Passos. NATUREZA E PROCESSOS EDUCATIVOS: “UMA VISITA AOS CAMPOS DO MARAJÓ A PARTIR DOS CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES”. – Mailson Lima Nazaré. EM DEFESA DA PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA DO DESENVOLVIMENTO. – Rachel Coelho Ripardo. ANÁLISE GRAMISCIANA DA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE. – Nádia Daniele Monteiro da Silva


MESA 02 – LABORATÓRIO DE FILOSOFIA. A DIMENSÃO ÉTICA DO OUTRO: DIALOGO, RECONHECIMENTO E EMANCIPAÇÃO. – Benedito da Conceição Monteiro Neto. A LEI 10.639 E A IMPORTANCIA DOS ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE. – Silvana Ferreira Lima. EDUARDO GALEANO: REFLEXÕES DE TEXTOS DE GALEANO COM BASE NAS TEORIAS DE BAUMAN E DEBORD. – Camila Bastos Lopes da Silva. DA CRIMINALIZAÇÃO DO RACISMO: UMA INTERPRETAÇÃO SOBRE OS LIMITES DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM JOHN STUART MILL E IMMANUEL KANT. – Alfredo de Oliveira Almeida. O CUIDADO DE SI COMO ALTERNATIVA AO “MODELO CARTESIANO”. – Eduardo Gabriel Costa Oliveira. COESÃO E COERÊNCIA ARGUMENTATIVA. – Luana de Paula Braga. LOUCURA NA FILOSOFIA: UMA ANÁLISE SOBRE O CONCEITO DE DELÍRIO NO PARÁ. – Élida Teixeira Soares. ALIENAÇÃO EM MARX E REIFICAÇÃO EM LUCKÁCS FERRAMENTAS TEÓRICAS DO PROJETO TELA CRÍTICA UFPA. – Diogo Ferreira Pereira INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. - Diego Ventura Magalhães. O DESAFIO ENSINAR NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS NA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE ANAPU-PA. – Edisa Assunção Correa


MESA 03 – INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS AS IMAGENS-HISTÓRIAS DE MULHERES QUILOMBOLAS NA CONCEPÇÃO FOTOGRÁFICA DE PAULA SAMPAIO. – Sandro Tadeu Ferreira da Silva. AUGUSTO RODRIGUES CORRÊA: IRRADIADOR DA CULTURA EM BELÉM DO PARÁ. - Emmanuella Bianca de Aguiar Lopes. ECOS DO TRÁGICO EM FATALIDADE, DE GUIMARÃES ROSA. – Fabrício Lemos da Costa. REPRESENTAÇÕES DO SILÊNCIO E DO PODER PATRIARCAL NO CONTO: “I LOVE MY HUSBAND” DE NÉLIDA PIÑON. – Camila Bastos Lopes da Silva O SUBLIME EM A TERCEIRA MARGEM DO RIO, DE GUIMARÃES ROSA. – Fabrício Lemos da Costa. RE-VER O MUNDO: POSSIBILIDADES COM A CAMERA ESCURA. – Mauricio Igor Neves Almeida de Almeida. NECRO-FAGE-FILIA: UM POEMA DA CRISISPOLITICO-EXISTENCIAL. – Rebeca Míriam Siqueira Coelho. SOBRE TEMPO E NARRATIVA: A RESSIGNIFICAÇÃO DA MEMÓRIA NA LITERATURA. – Stélio Rafael Azevedo de Jesus.


MESA 04 – AUDITÓRIO WILLI ROSS (TRÓPICO EM MOVIMENTO) A INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO REGULAR: AS (DES)CONEXÕES ENTRE A TEORIA E A PRÁXIS ESCOLAR. – Amarildo Lobo Pantoja. PRÁXIS EM SAÚDE À LUZ DOS CONCEITOS DE PAULO FREIRE. – Ana Paula Oliveira. TEORIA DA PROGRESSÃO E SUA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR. – Francisco Henrique Teixeira de Lima. SERVIÇO SOCIAL E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: A PRÁXIS INTERDISCIPLINAR A PARTIR DO PROJETO ÉTICO POLÍTICO PEDAGÓGICO. – Natasha Paes Barbosa. ENTRE O RIO E A CIDADE: TRAVESSIAS PEDAGÓGICAS. – Erika Guiomar M de Aquino. AS NARRATIVAS SOBRE AS ENTRADAS E BANDEIRAS NOS LIVROS DIDÁTICOS. – Andressa da Silva Gonçalves. O ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DO TEMPO PRESENTE: ESTUDO DE CASO DA OFICINA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL ATRAVES DOS SENTIDOS. – Raimundo Justiniano do Carmo Neto.


Mesa 05 – SALA DO GFT (TRÓPICO EM MOVIMENTO) A UTILIZAÇÃO DE TERRAMICINA “ALTERNANTHERA DENTATA (MOENCH) STUCHLIK” NA MEDICINA TRADICIONAL EM UMA COMUNIDADE DE BRAGANÇA-PARÁ, AMAZÔNIA, BRASIL. - Jones Souza Moraes. CONEXÃO DO CONHECIMENTO EM ERVAS MEDICINAIS COMO PRÁXIS NA PROMOÇÃO DO ENVELHECER SAUDÁVEL – RELATO DE EXPERIÊNCIA. – Adriany da Silva Pereira. PROJETO “VILA LIMPA”: EDUCAÇÃO AMBIENTAL UMA ESTRATEGIA DE PRESERVAÇÃO NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE CURURÚ, MARAJÓ-PA. – Enilene da Conceição Nunes. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM DIÁLOGO DE SABERES EM SALA DE AULA. – Emara Santos Corrêa Araújo. DISCURSOS DE PROFESSORAS ATUANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. – Thyele Siqueira Pereira. A PERCEPÇÃO E O CONHECIMENTO DOCENTE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE BREVES, PA. – Josiney Farias de Araújo. CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E ONTOLÓGICAS DA ANTROPOLOGIA À FILOSOFIA, SEGUNDO MERLEAU-PONTY. – Alef Monteiro.


Sexta-Feira (06/07) 09h – 13h

MESA 06 – LABORATÓRIO DE FILOSOFIA UM PADRE MAIS QUE MESTRE: QUESTÕES DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO NO COTIDIANO CLERICAL DE PADRE EUTÍQUIO PEREIRA DA ROCHA, NO BRASIL DO SÉCULO XIX. – Kelly Chaves Tavares. LOUCURA NA ARTE: REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS NAS EXPRESSÕES ARTISTICAS. – Erila Cristina Meireles de Moraes. RELIGIÃO, RELIGIOSIDADE E MITOLOGIA GREGA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: COMPLEXO DE PROMETEU – E SE O ALUNO SUPERAR O MESTRE?! – Devison Amorin do Nascimento. O SAGRADO NAS PLANTAS MEDICINAIS E EDUCAÇÃO POPULAR NA AMAZÔNIA. – Bruna Leticia Rosário da Silva. A QUESTÃO DA ALTERIDADE NA PAZ PERPÉTUA DE KANT: PENSANDO A CONDIÇÃO DO ESTRANGEIRO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. – Marcos Felipe Alonso de Souza. RELACIONANDO CULTURA, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DIDÁTICO-PEDAGÓGICA SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA. – Francisauro Fernandes da Costa. LINGUAGEM E SOCIEDADE: UM RELACIONAMENTO ÍNTIMO. – Raylton Carlos de Lima Tavares. INTERSECÇÃO ENTRE GÊNERO, RAÇA E NECROPOLÍTICA: SOMBRIO DIAGNÓSTICO SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NEGRA NO BRASIL. – Josimere Serrão Gonçalves. MESA 07 – INSTITUTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS A OCULTAÇÃO DO PROTAGONISMO FEMININO COMO FATO SOCIAL E PRODUTO DA DESIGUALDADE ECONÔMICA. – Beatriz Neder Mattar A COMPRA DE TERRAS POR FUNDOS ESTRANGEIROS NA AMAZÔNIA. – Leon Nazaré da Cruz. A LEI DAS COTAS E SUA APLICABILIDADE COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO. – Ingrid Magno da Silva. SERVIÇO SOCIAL E A INTERDISCIPLINARIDADE NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE IGUALDADE RACIAL PARA JUVENTUDE NEGRA DO PARÁ. – Natasha Paes Barbosa. GÊNERO E DIREITOS HUMANOS: VIOLÊNCIA E ENCARCERAMENTO FEMININO. – Maria Santana dos Santos Pinheiro Teixeira. POLÍTICA E ENTROPIA SOCIAL NA AMAZÔNIA, UM DIÁLOGO ENTRE DUSSEL E MORIN. – Higor Vinicius Pegado de Souza da Silva. MERCANTILIZAÇÃO DA AMAZÔNIA E CONFLITOS SOCIOTERRITORIAIS: UM OLHAR PARA OS POVOS TRADICIONAIS E SUAS AÇÕES DE RESISTÊNCIA. – Ethiene da Purificação dos Anjos Santos. BELLE ÉPOQUE PARANSE E AS POLÍTICAS POSITIVISTAS DE ANTONIO LEMOS SOB A ÓTICA FOUCAUTIANA DE BIOPOLÍTICA. – Raylon Roberto Alvarenga Alvares. O “BOM SELVAGEM” DA AMAZÔNIA. QUESTÕES INDÍGENAS À LUZ DA VISÃO DE ROUSSEAU. – Albert Matos de Souza.


MESA 08 - AUDITÓRIO WILLI ROSS (TRÓPICO EM MOVIMENTO) AS TECNOLOGIAS DA DOMINAÇÃO. – Clara Gianni Viana Costa. A GEOPOÉTICA DO HABITAR RIBEIRINHO NA AMAZÔNIA-MARAJOARA. – Felipe Kevin Ramos da Silva. A INTERDISCIPLINARIDADE E O SERVIÇO SOCIAL NA POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA MÁRIO BARBOSA EM BELÉM DO PARÁ. – Heráclito Santa Brígida da Silva NEODESENVOLVIMENTO E SOCIOBIODIVERSIDADE: DIÁLOGOS EM ANTROPOLOGIA E DESENVOLVIMNENTO. – Jadson Lobato Gonçalves. PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NA CASA DE FARINHA COM ALUNOS DE SALA MULTISSERIADA NA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE CURUÇÚ-MARAJÓ-PA. – Caroline Ferreira Guimarães O TEMA GERADOR COM ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR. - Antonio Matheus do Rosário Corrêa. CLIMA ORGANIZACIONAL E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ESTADUAL: UMA PESQUISA NO ESTADO DO PARÁ, BRASIL. – João Feliph Bonfim Corrêa. DESAFIOS DA DOCÊNCIA FRENTE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO RACISMO NO AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS E MEIOS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS DEMOCRÁTICA. – Adam Monteiro.


MESA 09 – SALA DO GFT (TRÓPICO EM MOVIMENTO) CARTOGRAFIAS OUTRAS: TECENDO UMA ECOLOGIA DE SABERES DE MULHERES RIBEIRINHAS NA AMAZÔNIA PARAENSE. – Isabell Theresa Tavares Neri. A IMPORTANCIA DA DISCUSSÃO E EXECUÇÃO DE PROJETO INTERDISCIPLINAR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, COMO ESCOLA SEM PARTIDO E DESDEMOCRATIZAÇÃO. – Viviane Souza de Almeida. A ANTROPOLOGIA PRESENTE NAS AULAS DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MEDIO: UM DIÁLOGO QUE PROMOVE VISIBILIDADE DE GRUPO SOCIAIS. – Paloma Luiza Maia de Souza. HAYDEN WHITE E O ENSINO DE HISTÓRIA: A META-HISTÓRIA EM SALA DE AULA. – Helison Geraldo Ferreira Cavalcante. CAMINHOS PARA A DOCÊNCIA: UMA VISÃO DO ENSINO DE ARTES A PARTIR DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO. - Mauricio Igor Neves Almeida de Almeida. INCOMENSURABILIDADE EM THOMAS KUHN E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: UM ENSAIO SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICA NO ENSINO DE TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES. – Cristiane Alves Pereira Damasceno. POR OUTRAS DINÂMICAS E SENSIBILIDADES: UMA BREVE ANÁLISE DECOLONIAL SOBRE O PATRIMÔNIO CULTURAL. – Luís Alberto Freire dos Santos Filho. GÊNERO E MEIO AMBIENTE: O ECOFEMINISMO COMO PRÁTICA EMANCIPATÓRIA NO ARRASTO DE CAMARÃO DO SALGADO PARAENSE. – Lorena Carolina Monteiro.


Copyright © 2018 . Todos os direitos reservados. Wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus
  • w-youtube
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now