top of page

REVISTA COMPLEXITAS PUBLICA EDIÇÃO ESPECIAL



Na semana passada, a Revista Complexitas – Revista de Filosofia Temática publicou sua quinta edição. O novo volume apresenta uma abordagem especial, pois foram publicados 12 artigos inéditos do X Encontro Internacional de Informação, Conhecimento e Ação (EIICA), realizado no dia 18 a 22 de junho de 2018, na Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília-SP, como parte do projeto “Compreendendo a dinâmica da opinião e da linguagem utilizando Big Data”, coordenado pela Professora Dra. Maria Eunice Quilici Gonzalez.


Nesta edição contou com a participação da Dra. Edna Alves de Souza e do Dr. Daniel Martínez-Ávila, ambos da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Campus de Marília-SP. Os dois foram convidados para escrever o Editorial da Revista Complexitas Especial. A Dra. Edna Alves de Souza também ajudou com a edição dos artigos.


Segundo o editorial, a intenção da nova publicação foi “refletir a natureza interdisciplinar do EIICA, (..) em um diálogo profícuo entre si e com a Ética, Lógica, Biblioteconomia, Comunicação, Direito e Ciências Sociais. A problemática comum a esses artigos pode ser sumarizada na questão tema do X EIICA, qual seja, Informação, Conhecimento, Ação Autônoma e Big Data: Continuidade ou Revolução? Mais especificamente, os seguintes tópicos foram abordados: (1) O caráter (não) revolucionário dos Big Data, no contexto científico-epistemológico (da ciência e dos estudos da ciência), e; (2) O impacto dos Big Data para a vida em sociedade.”


Para ler e se informar mais, acesse:

https://periodicos.ufpa.br/index.php/complexitas/issue/view/348/showToc


Por Beatriz Ferreira

bottom of page